terça-feira, 31 de maio de 2011

Itaú e o Meio Ambiente


Meio Ambiente
Produtos Socioambientais

Motivado pelos excelentes resultados obtidos com a comercialização dos Planos de Capitalização que tiveram seus valores revertidos para o Unicef (Fundo das Nações Unidas) e para projetos da Fundação Itaú Social, o Banco colocou no mercado, em 2005, o PIC Natureza. Além de premiar correntistas, o plano busca contribuir para o reflorestamento em diversas regiões do Brasil. O PIC Natureza foi lançado com o apoio da WWF-Brasil, organização não-governamental encarregada de gerenciar as doações para os projetos de reflorestamento.

Ao final de 2005 o Itaú lançou uma linha de produtos socioambientais. Destinados a médias empresas, o Compror e o Giro Socioambiental financiam a aquisição de bens e serviços ou a implantação de projetos focados na redução da emissão de poluentes ou resíduos, na adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente e na obtenção da certificação ambiental, entre outras finalidades. As médias empresas que adotam ações de preservação ambiental e de desenvolvimento social têm uma redução na taxa de juros incidente nas duas linhas de crédito, além da ampliação do prazo de pagamento para até 24 meses.


Utilização Racional de Recursos

O Itaú está atento aos impactos no meio ambiente gerados pelo desenvolvimento de suas atividades. Por isso, tem evoluído em seus processos de uso racional dos recursos naturais.

Água: Destacam-se o reuso de água na Torre Eudoro Villela, no Centro Empresarial Itaú Conceição (CEIC), que permite redução considerável no consumo (50.000 l/dia), e o retrofit dos sanitários do Centro Técnico Operacional (CTO), ocorrido entre 2004 e 2005 (Bacias de 6l x 12l).

Energia elétrica: Em 2005, o Banco consumiu, nos prédios administrativos e na rede de agências, 321.306 Mwh de energia elétrica, volume superior aos 311.531 Mwh de 2004, mas que não acompanhou na mesma proporção a expansão da rede de agências e o conseqüente aumento dos números de colaboradores.

Resíduos sólidos e aparas de papel: O Banco recicla, anualmente, cerca de 1.800 unidades de cartuchos de impressoras HP recolhidas em seus centros administrativos CEIC e CTO. A empresa coleta cerca de 14,5 toneladas por ano de copos de plástico e latas de alumínio. Na administração central, há coletores específicos para esses materiais.

O processamento de aparas de papel é feito de duas formas: em São Paulo, uma empresa retira e paga pelo material, cuja receita de cerca de R$ 180 mil por ano é repassada à Fundação Itaú Social; no Rio de Janeiro, o lixo é retirado do Edifício Comercial Rio e de agências pela ONG Doe Seu Lixo.

Preservação da qualidade do ar interno: Todas as instalações dos prédios, agências e centros administrativos do Banco passaram por avaliação e controle da qualidade do ar interno.

  • Redução de emissão de poluentes: Na Torre Eudoro Villela, no CEIC, iniciou-se, em 2004, o sistema de tratamento de gases dos geradores. As 5 centrífugas que movimentam o ar-condicionado já foram substituídas por máquinas movidas a gás HFC-134Aª, que não destrói a camada de ozônio.




  • Campanha Plante a Primavera

    A campanha objetiva conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, e em 2005, atingiu 700 agências de todo o Brasil. Foram distribuídos 130 mil kits com cerca de meio milhão de sementes de Tinguaciba. Realizada em parceria com o Instituto Akatu, a campanha também incentiva o consumo consciente. Além das sementes, distribuíram-se a educadores do País 700 kits da "Árvore do Consumo Consciente".

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