Meio Ambiente
Produtos Socioambientais
Motivado pelos excelentes resultados obtidos com a comercialização dos Planos de Capitalização que tiveram seus valores revertidos para o Unicef (Fundo das Nações Unidas) e para projetos da Fundação Itaú Social, o Banco colocou no mercado, em 2005, o PIC Natureza. Além de premiar correntistas, o plano busca contribuir para o reflorestamento em diversas regiões do Brasil. O PIC Natureza foi lançado com o apoio da WWF-Brasil, organização não-governamental encarregada de gerenciar as doações para os projetos de reflorestamento.
Ao final de 2005 o Itaú lançou uma linha de produtos socioambientais. Destinados a médias empresas, o Compror e o Giro Socioambiental financiam a aquisição de bens e serviços ou a implantação de projetos focados na redução da emissão de poluentes ou resíduos, na adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente e na obtenção da certificação ambiental, entre outras finalidades. As médias empresas que adotam ações de preservação ambiental e de desenvolvimento social têm uma redução na taxa de juros incidente nas duas linhas de crédito, além da ampliação do prazo de pagamento para até 24 meses.
Utilização Racional de Recursos
O Itaú está atento aos impactos no meio ambiente gerados pelo desenvolvimento de suas atividades. Por isso, tem evoluído em seus processos de uso racional dos recursos naturais.
Motivado pelos excelentes resultados obtidos com a comercialização dos Planos de Capitalização que tiveram seus valores revertidos para o Unicef (Fundo das Nações Unidas) e para projetos da Fundação Itaú Social, o Banco colocou no mercado, em 2005, o PIC Natureza. Além de premiar correntistas, o plano busca contribuir para o reflorestamento em diversas regiões do Brasil. O PIC Natureza foi lançado com o apoio da WWF-Brasil, organização não-governamental encarregada de gerenciar as doações para os projetos de reflorestamento.
Ao final de 2005 o Itaú lançou uma linha de produtos socioambientais. Destinados a médias empresas, o Compror e o Giro Socioambiental financiam a aquisição de bens e serviços ou a implantação de projetos focados na redução da emissão de poluentes ou resíduos, na adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente e na obtenção da certificação ambiental, entre outras finalidades. As médias empresas que adotam ações de preservação ambiental e de desenvolvimento social têm uma redução na taxa de juros incidente nas duas linhas de crédito, além da ampliação do prazo de pagamento para até 24 meses.
Utilização Racional de Recursos
O Itaú está atento aos impactos no meio ambiente gerados pelo desenvolvimento de suas atividades. Por isso, tem evoluído em seus processos de uso racional dos recursos naturais.
Água: Destacam-se o reuso de água na Torre Eudoro Villela, no Centro Empresarial Itaú Conceição (CEIC), que permite redução considerável no consumo (50.000 l/dia), e o retrofit dos sanitários do Centro Técnico Operacional (CTO), ocorrido entre 2004 e 2005 (Bacias de 6l x 12l). | |
Energia elétrica: Em 2005, o Banco consumiu, nos prédios administrativos e na rede de agências, 321.306 Mwh de energia elétrica, volume superior aos 311.531 Mwh de 2004, mas que não acompanhou na mesma proporção a expansão da rede de agências e o conseqüente aumento dos números de colaboradores. | |
Resíduos sólidos e aparas de papel: O Banco recicla, anualmente, cerca de 1.800 unidades de cartuchos de impressoras HP recolhidas em seus centros administrativos CEIC e CTO. A empresa coleta cerca de 14,5 toneladas por ano de copos de plástico e latas de alumínio. Na administração central, há coletores específicos para esses materiais. | |
O processamento de aparas de papel é feito de duas formas: em São Paulo, uma empresa retira e paga pelo material, cuja receita de cerca de R$ 180 mil por ano é repassada à Fundação Itaú Social; no Rio de Janeiro, o lixo é retirado do Edifício Comercial Rio e de agências pela ONG Doe Seu Lixo. | |
Preservação da qualidade do ar interno: Todas as instalações dos prédios, agências e centros administrativos do Banco passaram por avaliação e controle da qualidade do ar interno. |
Campanha Plante a Primavera
A campanha objetiva conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, e em 2005, atingiu 700 agências de todo o Brasil. Foram distribuídos 130 mil kits com cerca de meio milhão de sementes de Tinguaciba. Realizada em parceria com o Instituto Akatu, a campanha também incentiva o consumo consciente. Além das sementes, distribuíram-se a educadores do País 700 kits da "Árvore do Consumo Consciente".
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