terça-feira, 31 de maio de 2011

Relatório de Sustentabilidade Itaú

Anualmente, o Itaú tem o compromisso de tornar públicas suas principais realizações nas esferas econômica, social e ambiental.

Como possui diferentes públicos e procura se comunicar com eles respeitando seus interesses específicos, o banco prepara essa prestação de contas em diferentes formatos (relatório impresso, revista e audiobook).

A versão on-line, disponível aqui, reúne todos esses formatos e traz com transparência as principais informações sobre a atuação do Itaú.

Acesse e confira: http://www.itauunibanco.com.br/relatoriodesustentabilidade
No site de Relações com Investidores, você também pode conferir as versões anteriores do Relatório: http://www.itauri.com.br

Itaú e Agenda 21

      Nos baseamos na Agenda 21 e estamos desenvolvendo um projeto de sustentabilidade a favor da economia do papel!
     
      Estamos propondo que nossos clientes não utilizem a impressão de extratos e outras transações e ajudem o meio-ambiente ao confiar e utilizar apenas nossas transações on-line.

      Entre em nosso site e saiba detalhes da campanha:
      www.itau.com.br

   

Agenda 21

 

A Agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que   constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
 
Trata-se de um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países num processo preparatório que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92.
 
Além da Agenda 21, resultaram desse processo cinco outros acordos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, o Convênio sobre a Diversidade Biológica e a Convenção sobre Mudanças Climáticas.

Itaú e o Meio Ambiente


Meio Ambiente
Produtos Socioambientais

Motivado pelos excelentes resultados obtidos com a comercialização dos Planos de Capitalização que tiveram seus valores revertidos para o Unicef (Fundo das Nações Unidas) e para projetos da Fundação Itaú Social, o Banco colocou no mercado, em 2005, o PIC Natureza. Além de premiar correntistas, o plano busca contribuir para o reflorestamento em diversas regiões do Brasil. O PIC Natureza foi lançado com o apoio da WWF-Brasil, organização não-governamental encarregada de gerenciar as doações para os projetos de reflorestamento.

Ao final de 2005 o Itaú lançou uma linha de produtos socioambientais. Destinados a médias empresas, o Compror e o Giro Socioambiental financiam a aquisição de bens e serviços ou a implantação de projetos focados na redução da emissão de poluentes ou resíduos, na adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente e na obtenção da certificação ambiental, entre outras finalidades. As médias empresas que adotam ações de preservação ambiental e de desenvolvimento social têm uma redução na taxa de juros incidente nas duas linhas de crédito, além da ampliação do prazo de pagamento para até 24 meses.


Utilização Racional de Recursos

O Itaú está atento aos impactos no meio ambiente gerados pelo desenvolvimento de suas atividades. Por isso, tem evoluído em seus processos de uso racional dos recursos naturais.

Água: Destacam-se o reuso de água na Torre Eudoro Villela, no Centro Empresarial Itaú Conceição (CEIC), que permite redução considerável no consumo (50.000 l/dia), e o retrofit dos sanitários do Centro Técnico Operacional (CTO), ocorrido entre 2004 e 2005 (Bacias de 6l x 12l).

Energia elétrica: Em 2005, o Banco consumiu, nos prédios administrativos e na rede de agências, 321.306 Mwh de energia elétrica, volume superior aos 311.531 Mwh de 2004, mas que não acompanhou na mesma proporção a expansão da rede de agências e o conseqüente aumento dos números de colaboradores.

Resíduos sólidos e aparas de papel: O Banco recicla, anualmente, cerca de 1.800 unidades de cartuchos de impressoras HP recolhidas em seus centros administrativos CEIC e CTO. A empresa coleta cerca de 14,5 toneladas por ano de copos de plástico e latas de alumínio. Na administração central, há coletores específicos para esses materiais.

O processamento de aparas de papel é feito de duas formas: em São Paulo, uma empresa retira e paga pelo material, cuja receita de cerca de R$ 180 mil por ano é repassada à Fundação Itaú Social; no Rio de Janeiro, o lixo é retirado do Edifício Comercial Rio e de agências pela ONG Doe Seu Lixo.

Preservação da qualidade do ar interno: Todas as instalações dos prédios, agências e centros administrativos do Banco passaram por avaliação e controle da qualidade do ar interno.

  • Redução de emissão de poluentes: Na Torre Eudoro Villela, no CEIC, iniciou-se, em 2004, o sistema de tratamento de gases dos geradores. As 5 centrífugas que movimentam o ar-condicionado já foram substituídas por máquinas movidas a gás HFC-134Aª, que não destrói a camada de ozônio.




  • Campanha Plante a Primavera

    A campanha objetiva conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, e em 2005, atingiu 700 agências de todo o Brasil. Foram distribuídos 130 mil kits com cerca de meio milhão de sementes de Tinguaciba. Realizada em parceria com o Instituto Akatu, a campanha também incentiva o consumo consciente. Além das sementes, distribuíram-se a educadores do País 700 kits da "Árvore do Consumo Consciente".

    segunda-feira, 23 de maio de 2011

    Boas Praticas

    8 Princípios para o consumidor ajudar a combater o aquecimento global.

    http://www.itau.com.br/ecomudanca/boas-praticas




    Projetos que beneficiam o público ou a empresa

    Investimento social. Um amanhã melhor se faz com cultura e educação hoje. 
     
    Fundação Itaú Social  
     
    O Itaú acredita na força transformadora da educação, afinal, a educação é o amanhã sendo preparado hoje e deve ser a grande prioridade nacional. Em 2006, a Fundação Itaú Social, uma das criadoras do Compromisso Todos pela Educação investiu em 22 projetos próprios e em144 apoios a outras instituições. Um ótimo exemplo é o Prêmio Escrevendo o Futuro, que em 2006 teve sua 3ª edição, contando com a participação de 15.461 escolas,
    mais de 33.000 professores e 1,6 milhão de alunos de 4ª
    e 5ª séries do ensino fundamental público de todo país. 



    Instituto Itaú Cultural  
    Desde 1987, o Itaú Cultural valoriza a arte e a cultura brasileiras nas mais diversas áreas: artes visuais, literatura, música, arte e tecnologia, audiovisual, teatro, dança...

    Pelos quatro cantos do Brasil, realizamos shows, exposições, mostras, espetáculos, palestras, entrevista, entre outros eventos, para divulgar a produção artística, refletir sobre ela e estimular seu desenvolvimento.

    Neste canal você pode assistir ao registro dessas atividades e conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural brasileira.

    Siga o Itaú Cultural: http://twitter.com/itaucultural

    O Itaú tem respeito pelo país, sua arte e seus artistas e a convicção de que o desenvolvimento sustentável de uma nação não pode prescindir da valorização da cultura e de seus agentes. Em 2006, o Instituto Itaú Cultural realizou 206 eventos em todos os estados brasileiros, atingindo, apenas em São Paulo, mais de 300 mil pessoas. São 20 anos de atuação, resultando no investimento em relevantes projetos que visam a democratização da manifestação cultural no país.




    Itaú lança edital para programa Ecomudança


    Até o dia 30 de novembro estão abertas as inscrições para o edital 2010 do programa Ecomudança, do Banco Itaú. Organizações sem fins lucrativos poderão inscrever projetos voltados para eficiência energética, uso de energias renováveis, melhoria do manejo de resíduos e manejo florestal. O investimento será de até 440 mil reais.
    O banco, em parceria com organizações sem fins lucrativos, ainda reverte 30% do valor da taxa administrativa dos Fundos Ecomudança para programas de redução de emissões de gases de efeito estufa.
    Leia mais sobre Ecomudança, acesse:

     http://www.itau.com.br/ecomudanca/o-que-e-ecomudanca.htm